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sexta-feira, 20 de abril de 2012



Essa dica é boa!






SUJEITO + VERBO DE LIGAÇÃO + PREDICATIVO DO SUJEITO





Fonte: LÍNGUA PORTUGUESA

Fonte:
          LÍNGUA PORTUGUESA



CADA AMBIENTE EXIGE UMA FORMA DE FALAR DIFERENTE. SE TODOS TIVESSEM ESSA CONSCIÊNCIA, NOSSO IDIOMA SERIA UTILIZADO DE FORMA MAIS APROPRIADA.




terça-feira, 17 de abril de 2012

 Continuação do simple past: Irregular verbs
 
Existem ainda verbos irregulares que:

a) não mudam de forma: ( ATENÇÃO! O contexto aqui é essencial para indicar se o verbo está no simple present ou no simple past)


To cut - cortar
Cut
To hit - bater
Hit
To fit - atacar
Fit
To read - ler
Read

b) mudam uma vogal:

To get - pegar
Got
To sit - sentar
Sat
To give - dar
Gave
To drink - beber
Drank
To become - tornar (se)
Became

c) são alterados radicalmente:

To be - ser
Was / were
To bring - trazer
Brought
To teach - ensinar
Taught
To feel - sentir
Felt
To send - mandar
Sent
To take - tomar
Took
To know - saber / conhecer
Knew
To have - ter
Had
To go - ir
Went

Fonte:
http://www.colegioweb.com.br/ingles/simple-past.html

Assunto dado aos alunos dos 8° e 9° anos da Escola Estadual Arthur Virgílio Filho



Simple Past

Simple Past (Passado Simples – Pretérito Perfeito do Indicativo)


Os verbos no SIMPLE PAST são empregados para indicar uma ação completamente terminada no passado ou uma ocorrência habitual de ações no passado.


O auxiliar utilizado para orações negativas e interrogativas é o did.


Orações no simple past são normalmente acompanhadas por advérbios ou locuções adverbiais que indicam tempo passado, como: yesterday, last + advérbio de tempo (last night, last month, last year) e expressões compostas por advérbio de tempo + ago (a year ago, a few hours ago, a month ago). Pode aparecer também após alguns advérbios que funcionam como indicadores do SIMPLE PRESENT (always, never, on weekends), mas para indicar uma ocorrência habitual no passado.


O simple past também é usado após as expressões as though e as if e o verbo to wish. Nestes casos, se o verbo no passado for to be, todas as pessoas deverão ser usadas na forma were (incluindo a 1.ª e a 3.ª pessoa do singular).


Sua estrutura é a seguinte:

· Para afirmação: SUJEITO + VERBO INFINITIVO (sem “to”) + ED

Exemplos: (to love)

I loved
He/She/It loved

You loved

We loved

You (plural) loved

They loved


· Para negação:
SUJEITO + AUXILIAR + NOT + VERBO INFINITIVO (sem “to”)

Exemplo: (to love)

I did not love

He/She/It didi not love

You did love
We did love
You (plural) did love

They didi love

- Pode-se substituir did not por sua forma contraída: didn’t.

· Para interrogação: AUXILIAR + SUJEITO + VERBO INFINITIVO (sem “to”)

Exemplos: (to love)

Did I love?

Didyou love?

Did he/she/it love?

Did we love?

Did you (plural) love?

Did they love?

Outros exemplos:

I learned English. (Eu aprendi inglês).

A few years ago the internet didnt exist.
(Há alguns anos a internet não existia).

Did you love your ex-boyfriend? (Você amou seu ex-namorado?)

We studied by ourselves. (Nós estudamos por nós mesmos).

Did you called to your mother?(Você ligou para sua mãe?).

Did they read the book? (Eles leram o livro?)

He went to my house yesterday.
(Ele foi para minha casa ontem).

We always visited our grandmother.(Nós sempre visitamos nossa avó).

I wish you played soccer with us. (Eu gostaria que você tivesse jogado futebol conosco).

Exceções:

· Em verbos que terminados em y precedido por consoante, troca-se y por ied. Exemplo: (to study) He studied (Ele estudou);

· Em verbos que já terminam em e, acrescenta-se somente d. Ex: (to dance) I danced;

· Verbos que têm apenas uma sílaba e terminam numa vogal + consoante, dobrar a última letra antes de acrescentar ed. Ex: (to stop) They stopped (Eles pararam);

· Verbos que têm mais de uma sílaba, terminam em vogal + consoante e a última sílaba é a tônica, dobrar a última letra antes de acrescentar ed. Ex: (to permit) We permitted (Nós permitimos); 

 Fonte:

segunda-feira, 16 de abril de 2012


DICAS DE PORTUGUÊS - PROF. SÉRGIO NOGUEIRA

Dúvidas dos leitores


1ª) Qual é o plural de PRETO-VELHO?

Em palavras compostas formadas por um substantivo + um adjetivo, os dois elementos vão para o plural: PRETOS-VELHOS, guardas-civis, cachorros-quentes, bóias-frias, altos-relevos, altas-horas, curtas-metragens…

2ª) Qual é o plural de LUA-DE-MEL?

Em compostos com a preposição “de”, somente o primeiro elemento vai para o plural: LUAS-DE-MEL, pés-de-moleque, copos-de-leite, donas-de-casa, pores-do-sol, pães-de-ló…

3ª) LUAL ou LUAU?

Aquela festa informal que se realiza na praia à noite é LUAU.

4ª) Ficção-científica OU ficção científica?

O correto é escrever FICÇÃO CIENTÍFICA sem hífen, pois não se trata de uma palavra composta. Temos duas palavras independentes: um substantivo (ficção) qualificado por um adjetivo (científica).

5ª) PARA ou PÁRA?

1ª) PARA (sem acento) é preposição: “O avião vai para Brasília”;
2ª) PÁRA (com acento) é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo PARAR: “O ônibus não pára nesta rua”.
Na frase “Agitação em vôo para (OU pára) o Recife”, teríamos as duas possibilidades. Se o avião ia para o Recife (= destino do vôo) ou se a agitação no vôo parou a cidade.
Com o novo acordo ortográfico, a forma verbal PÁRA perderá o acento agudo. Assim sendo, a preposição e a forma verbal deverão ser grafadas sem acento: PARA.

6ª) Das 22h a 0h OU das 22 a 0h?

A dúvida do leitor é se deve ou não pôr o “h” depois do “22”.
É bom pôr o “h”, mas o problema maior é a falta do acento indicativo da crase. O correto é: das 22h à 0h ou das 22h à meia-noite.

7ª) Andar a pé OU à pé?

O correto é “andar a pé” (sem acento grave).
Embora seja um adjunto adverbial de modo, não há crase pois “pé” é um substantivo masculino.
As locuções adverbiais (lugar, tempo, modo…) recebem o acento indicativo da crase quando formadas por palavras femininas: sentar-se à mesa, bater à porta, entrar à direita, vigiar à distância, sair à noite, errar às vezes, vender à vista, viver à toa, falar às claras, sair às escuras, coser à mão…
Não devemos confundir com aqueles casos em que subentendemos a locução “à moda de”: filé à francesa, bife à milanesa, bacalhau à Gomes de Sá, churrasco à Osvaldo Aranha, versos à Bilac…

8ª) Criança mau-educada OU má-educada?

Nem um nem outro. O correto é MAL-EDUCADA.
1ª) MAU é adjetivo e se opõe a BOM (acompanha substantivos): mau-caráter, mau profissional, mau uso, mau humor;
2ª) MÁ é o feminino de MAU: má educação, má hora e lugar, má notícia, má forma;
3ª) MAL é advérbio e se opõe a BEM (acompanha verbos ou adjetivos): “Ele comportou-se mal”; “Ela fala muito mal”; “As crianças foram mal educadas pelos pais”.
Devemos escrever com hífen quando formar um adjetivo ou um substantivo composto e a palavra seguinte começar por “h” ou por vogais: “Ela é uma criança mal-educada”; “Houve um grande mal-estar”; “Ele estava mal-humorado”; “Era um produto mal-acabado”. Se a palavra seguinte começar por uma letra diferente de “h” e vogais, devemos escrever “tudo junto”: “Ela é uma criança malcriada”; “Ela é uma malcasada”; “É um produto malfeito”.

9º) Preconceito OU pré-conceito?

O correto é preconceito.
Com o prefixo “pré-“, só usamos hífen, quando ele é tônico: pré-colombiano, pré-coma, pré-contrato, pré-cozido, pré-datado, pré-estréia, pré-vestibular…
Quando o prefixo “pre” é átono, escrevemos “junto”: preconceito, preconcebido, precocidade, precogitação, precognição, preconizar, predeterminar…

Teste da semana

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das frases a seguir:
1ª) “Isso nunca _______”;
2ª) “Ela sempre se ____________”;
3ª) “O juiz ______________ o caso”.
(a) vareia / maqueia / intermedeia;
(b) varia / maquia / intermedia;
(c) vareia / maquia / intermedia;
(d) varia / maqueia / intermedeia;
(e) varia / maquia / intermedeia.

Resposta do teste: letra (e).
Os verbos terminados em “-iar” são regulares: ele anuncia, copia, premia, varia, maquia… São irregulares somente os verbos mediar (e intermediar), ansiar, remediar, incendiar e odiar (= grupo do MARIO): ele medeia, intermedeia, anseia, remedeia, incendeia e odeia.

ENTRE ou DENTRE?


ENTRE ou DENTRE?
Leitor(a) quer saber quando usar ENTRE e DENTRE?

1)    A preposição ENTRE só deve ser usada com “unidades” (entre elementos ou entre conjuntos):
“A bola passou entre os jogadores da barreira.”
“Ronaldinho ficou entre o pai e a mãe da noiva.”
“Andava entre as árvores da floresta.”
“Desejamos a paz entre as nações.”
Devemos evitar o uso da preposição ENTRE antes de palavras com ideia “coletiva”:
“A bola passou entre a barreira.” (= “no meio da barreira” ou poderia ser “entre a barreira e o juiz”)
“Ronaldinho ficou entre o casal.” (= “entre os pais da noiva” ou poderia ser “entre o casal e a noiva”)
“Andava entre a floresta.” (= “entre as árvores” ou poderia ser “entre a floresta e o rio”)
“Desejamos a paz entre a população.” (= “entre os homens, entre as pessoas, entre os habitantes, entre os povos” ou poderia ser “entre a população e o governo”)
2)    Devemos usar a forma DENTRE quando há um sentido de “movimento” ou de “posse” (=de entre):
“Dentre os relacionados, saiu Ronaldinho.”
“Dentre os candidatos, surgiu Fulano de Tal.”
“Um dentre os acusados é o assassino.”
“Alguém dentre nós terá de resolver o problema.”

Fonte:http://g1.globo.com/platb/portugues

Vídeo ensinado pronomes possessivos - Língua Inglesa


Irregular verbs pronunciation

Esse link mostra a pronuncia de alguns verbos irregulares
 no simple past e no past participle.





 Visite esses link's abaixo: Trazem dicas interessantes de como falar bem em público.

  http://www.youtube.com/watch?v=DgWl_WedNGg
http://www.youtube.com/watch?v=S_1EW1RtorI

Essa dica é muito boa!


Fonte:

LÍNGUA PORTUGUESA

Todos nós devemos tomar muito cuidado, para não falar nem escrever da forma que usamos em bate-papos da internet!


FONTE:

LÍNGUA PORTUGUESA